Bancos só abrem agora na próxima terça-feira (2)

Com informações do Tribuna da Bahia ( Foto: Reprodução)

Ontem (28) foi o último dia que as agências bancárias abriram para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias. Hoje (29), último dia útil do ano, as instituições realizam apenas despachos internos.

Os bancos só voltam a atender o público no próximo dia 2 de janeiro, na terça-feira, no horário normal de expediente, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Contas como, água, luz, telefone e TV a cabo, boletos ou carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas, poderão ser pagos no dia 2 de janeiro sem a ocorrência de multa por atraso. De acordo com a FEBRABAN, as lotéricas que funcionarem hoje (29), passa a ter os pagamentos de contas, entre outros serviços bancários. Mas, a operação só será contabilizada no dia 02.

No último dia útil do ano, não houve atendimento ao público nas agências bancárias porque os bancos fecham para balanço. Segundo a FEBRABAN, o procedimento segue resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) de 2002, que estabelece que “não haverá atendimento ao público no último dia útil do ano por parte das instituições financeiras, sendo permitidas nesse dia somente operações entre as mencionadas instituições.”