Hemóveis recebem doadores de sangue em shoppings da capital

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Hemóveis seguem com atendimento no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping Foto: Paula Fróes/GOVBA

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promove ação para doação de sangue ou cadastro de medula óssea no Salvador Shopping e no Salvador Norte Shopping. A campanha de coleta acontece nas unidades móveis (Hemóveis) até sexta-feira (5), das 8h às 17h.

Durante o período de férias, a Hemoba adota como estratégia de captação de doadores a permanência nos centros comerciais para aproveitar o alto fluxo de pessoas circulando nos locais. A intenção é sensibilizar a população sobre a importância de doar de forma regular, uma vez que, a demanda transfusional não se interrompe e, por outro lado, é comum registrar uma redução significativa do número de candidatos nesta época do ano.

Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. O voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam ser acompanhados por um responsável legal -, pesar 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. É preciso apresentar um documento oficial com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.