Brasil tem um terço dos casos de coinfecção de tuberculose e HIV do mundo

Com informações do M1 ( Foto: Reprodução)

O número de diagnósticos de tuberculose e também o de mortalidade pela doença reduziram no Brasil, de acordo com dados reunidos dos últimos anos. No entanto, os novos registros de tuberculose ainda crescem a cada ano no país, com destaque para as populações mais vulneráveis, a exemplo de indígenas, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua.

Outro aspecto que chama atenção é que quase 75 mil ocorrências novas e reincidentes de tuberculose foram notificadas no país apenas em 2016, o que corresponde a aproximadamente 200 por dia.

Do total, aproximadamente 6 mil pessoas também vivem com o HIV, o que chega a 8% dos enfermos. No mundo, cerca de 10,4 milhões de pessoas foram infectadas por tuberculose em 2016, das quais 10% das vítimas têm HIV.

Os dados do Brasil correspondem a um terço (33%) de toda a carga de tuberculose das Américas. O país também se inclui no grupo das nações que detêm quase 40% de todos os casos de tuberculose do mundo e cerca de 34% dos registros de coinfecção com HIV, o que preocupa a Organização Mundial de Saúde.