Candeias: Secretaria abre matrícula para educação integral

A Secretaria da Educação do Estado vai disponibilizar cerca de 30 mil vagas da Educação Integral para o ano letivo de 2018. Das 101 unidades da rede estadual, em 49 municípios da Bahia, que terão a modalidade, 13 vão oferecer pela primeira vez, o que representa um incremento de cerca de três mil vagas em relação a 2017. Em Candeias, as aulas são oferecidas no Colégio Estadual Polivalente.

Nas atividades complementares, os estudantes contam também com aulas de iniciação científica e pesquisa, cidadania e participação estudantil, de relações étnico-raciais, culturais e de identidade, educação ambiental, comunicação digital e uso de mídias, adquirindo novas rotinas comportamentais. A matrícula dos estudantes de acordo com o calendário da secretaria, no período de 16 a 29 de janeiro, no Portal da Educação.

A coordenadora da Educação Integral da Secretaria da Educação, Catarina Cerqueira, afirma que a ampliação da oferta da Educação em Tempo Integral consta no Plano Nacional de Educação (PNE), e também nas metas do Plano Estadual de Educação da Bahia. “A ampliação do tempo e espaço pedagógicos na Educação Básica oportuniza ao estudante uma formação baseada nos seus projetos de vida e identidades”.

O Programa de Educação Integral (Proei) busca efetivar a integralização de diversos programas indutores da Educação em Tempo Integral e a sinergia de suas ações com vistas à melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual. A proposta a importância social e institucional da escola na formação plena dos cidadãos. Seu principal objetivo é contribuir para a formação do sujeito na sua integralidade e para a sua emancipação humana e social.