São F. do Conde: Apresentações artísticas movimentam escolas municipais

    Os resultados das ações pedagógicas desenvolvidas em todas as unidades escolares no ano letivo de 2017 da cidade de São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador, poderão ser vistas a partir da próxima segunda-feira (15), no I Festival de Arte Educação de São Francisco do Conde – VoArte. Cerca de 240 atividades artísticas como Música, Dança, Teatro e Artes Visuais compõem a programação do festival produzidas pelos alunos da rede municipal.  As apresentações acontecerão nos seguintes locais: Largo Maria do Benzê, Mercado Cultural, quadra esportiva da orla e Câmara Municipal de Vereadores. O festival contará com a participação das 53 escolas municipais. “Esse festival é a culminância, uma amostra de tudo que foi produzido pelos nossos estudantes. Teremos um festival na cidade onde o estudante é um protagonista. O festival tem um proposito de estimular a ler mais”, afirmou o secretário de Educação, Marivaldo do Amaral, em entrevista ao programa Baiana Livre desta sexta-feira (12).

    O conceito Voartear para os espaços onde acontecerão as atividades do I Festival de Arte Educação de São Francisco do Conde – VoArte foi elaborado pela comissão do festival, composta por profissionais da Educação de todos os segmentos de ensino da Rede Municipal da Educação. Todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes tiveram como inspiração a leitura de obras literárias relacionadas ao tema do ano letivo 2017.

    Ainda de acordo com o secretário, o projeto nasceu com o intuito de estimular o hábito da leitura entre os estudantes. “O festival de Arte e Educação tem o propósito exclusivo de estimular a nossa rede municipal a ler mais. Fomos consultar o Ministério da Educação e ver como eles avaliaram a educação do município. Nós identificamos notas muito baixas em proficiência tanto em língua portuguesa e matemática o que termina colocando o Ideb do nosso município no numero baixo. Ao avaliar esses dados vimos o problema muito grande que é a ausência de leitura. Observando essa situação, vamos criar um projeto em que toda a rede de maneira sincronizada vai trabalhar com obras literárias, fazendo leituras e as leituras feitas serão expressas numa culminância a partir da linguagem artística”, explicou.

    O I Festival de Arte-Educação de São Francisco do Conde – VoArte terá a participação do prefeito Evandro Almeida, bem como de demais autoridades municipais.