Segunda morte por malária na Bahia é confirmada pela Sesab

Com informações do A Tarde

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a segunda morte por malária na Bahia esse ano. A vítima, um homem de 33 anos, morava na cidade de Wenceslau Guimarães (a 295 quilômetros de Salvador). Segundo o órgão, até esta quarta-feira (24), já foram confirmados 24 casos da doença no município.

O paciente, que não teve identidade revelada, faleceu no dia 16 de janeiro. Na época, a Sesab não soube informar se a morte dele foi em decorrência da malária. A confirmação foi divulgada nesta quarta.

A outra vítima foi Luciene Souza Santos, de 31 anos. Ela faleceu na segunda, 22, quando estava internada no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus (a 446 km da capital baiana).

Sintomas e prevenção

Nas áreas com registros da doença, a prevenção acontece por meio do uso de mosqueteiros, telas em portas e janelas, roupas que protejam braços e pernas, além do uso de repelentes.

Eliminar focos de água parada também é uma atitude indispensável para evitar criadouros do mosquito transmissor, Anopheles, também conhecido como mosquito Prego. O último caso da doença registrado na Bahia foi em 2011.