Salvador e Região Metropolitana tiveram 467 mil desempregados em 2017

Com informações do Bahia.BA ( Foto: Reprodução)

As informações captadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Salvador, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), mostram que, em 2017, o contingente de desempregados foi estimado em 467 mil pessoas – um aumento de 11 mil pessoas em relação a 2016.

Esse cenário foi resultado do acréscimo da População Economicamente Ativa (PEA) 45 mil ou 2,4%) em número superior à geração de postos de trabalho (34 mil ou 2,4%). No ano em análise, a taxa de participação – indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – aumentou, passando de 57,3% para 57,6%.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego é analisada pela SEI em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Fundação Seade do Estado de São Paulo, a Secretaria de Trabalho do Estado da Bahia (SETRE), e conta com o apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador do Ministério do Trabalho.