Iemanjá começa a receber presentes para festa

Com informações do G1/ Foto: Valter Pontes_AGECOM

Os devotos de Iemanjá já podem levar os presentes para a Rainha do Mar nesta quinta-feira (1º), ao lado da Colônia de Pesca Z1, próximo ao Largo de Santana, no Rio Vermelho, em Salvador. A festa em homenagem ao orixá das águas do candomblé é celebrada no dia 2 de fevereiro. O Caramanchão onde são colocados os presentes foi aberto nesta quinta. Já na sexta-feira (2), às 5h da manhã, está prevista uma alvorada de fogos de artifício, que marca a chegada do presente principal – ainda mantido em segredo pela Colônia de Pescadores Z1, responsável pela programação.

A procissão para a entrega do presente principal e dos cerca de 600 balaios dos milhares de devotos será às 15h30. O encerramento da festa religiosa acontece às 18h, mas a parte profana deve terminar lá pelas 22h, quando os equipamentos sonoros começarão a ser desligados. A festa é uma das principais manifestações com origem nas religiões de matriz africana em Salvador.

Campanhas de conscientização foram adotadas para que as pessoas adotem presentes sustentáveis, como uma forma também de preservar o meio ambiente, com a adoção de balaio verde, formado por itens biodegradáveis como flores naturais, apenas perfumados, sem o recipiente do perfume.