São F. do Conde: Mais de 20 bandas locais animam o Carnaval do município

    Desfiles de blocos carnavalescos e bandas locais animam nesta quinta-feira (8), o carnaval da cidade de São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador. A entrega da chave da cidade ao Rei Momo acontece às 20h, no Largo da Cubamba, com a presença do prefeito Evandro Almeida. A festa carnavalesca deste ano traz o tema “Carnaval Cultural: Nosso Espaço, Nossa Cor, Nossa Cultura”. A escolha do tema, de acordo com a Secretaria de Turismo, visa valorizar as manifestações culturais do município.  “Esse tema é a valorização das raízes, das tradições e, principalmente, dos saberes e fazeres locais”, explicou a secretária de Turismo, Ússula Flávia, em entrevista ao programa Baiana Livre, desta quarta-feira (7).

    A programação conta com mais de 20 bandas locais, arrastão do samba, blocos dos mascarados e grupos culturais envolvidos nos circuitos da festa. Além do circuito da Orla Marítima, o Carnaval de São Francisco do Conde terá festas em outros 18 bairros com atrações gratuitas. Cerca de 350 pessoas vão estar atuando nos circuitos da festa. “Temos programação na sede e nos bairros. Teremos mais de 20 bandas locais, mais de cinco grupos de samba e outras bandas que estarão chegando via Bahiatursa para esta se somando ao município nesta grande festa”, ressalta Ússula.

    Rei Momo e Rainha do Carnaval

    O tradicional concurso para a escolha do Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval 2018 da cidade de São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador, acontece nesta quarta-feira (7), às 19h, no Largo da Cubamba. A festa carnavalesca deste ano traz o tema “Carnaval Cultural: Nosso Espaço, Nossa Cor, Nossa Cultura”.

    As candidatas a rainha e princesas do carnaval serão avaliadas pelos seguintes trajes: traje cultural (em homenagem às manifestações culturais de São Francisco do Conde, enfatizando a questão do pertencimento cultural); fantasia carnavalesca e traje de banho.

    Já o Rei Momo, os candidatos deverão mostrar toda a sua originalidade, criatividade, descontração, desembaraço e facilidade de expressão, autêntico espírito carnavalesco, domínio na passarela e samba no pé. Os participantes serão avaliados por apenas um traje, fantasia carnavalesca. O Rei Momo escolhido ficará simbolicamente com a chave da cidade e comandará esses dias de folia, como manda a tradição.