Via Expressa Paralela-Barradão terá linha de ônibus integrada

Com informações do Correio da Bahia ( Foto: Reprodução)

A Avenida Mário Sérgio, também conhecida como Via Expressa Paralela-Barradão, será inaugurada no sábado (17), às 9h, na véspera do primeiro Ba-Vi do ano, válido pela sexta rodada do Campeonato Baiano.

A nova rota tem cerca de 4km e vai melhorar o acesso ao estádio, problema crônico para a torcida rubro-negra. Junto com a via, será lançada pela prefeitura uma linha de ônibus que vai integrar a avenida com a estação de metrô Pituaçu.

É o “Expresso Barradão”, que funcionará em sistema circular nos dias de jogos, com saída a cada cinco minutos. No Ba-Vi, a operação irá das 13h às 21h. Com o esquema de integração, usuários com cartão Salvador Card, MetrôCard ou Metropasse pagam apenas uma passagem no sistema ônibus-metrô-ônibus.

Quem preferir o modo tradicional de acesso continuará tendo à disposição os ônibus na Estação Pirajá e as demais rotas que passam pela Rua Artêmio Valente. “As medidas vão contribuir fortemente para atender a uma demanda antiga da população, que sofria com os constantes congestionamentos para chegar ao estádio, assim como permitir que as pessoas também possam ter como opção o transporte público para se deslocar ao Barradão”, afirmou o secretário Fábio Mota, titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

A nova ligação viária tem pista dupla, sendo duas faixas em cada sentido, e foi batizada em homenagem ao ídolo do Vitória, morto em 2016, no acidente com o avião da Chapecoense. Uma ponta da pista é ao lado da via de acesso ao Trobogy e a 300m da estação de metrô Flamboyant. A outra desemboca ao lado do estacionamento do estádio Manoel Barradas.

“A Avenida Mário Sérgio se conecta com a Avenida Gal Costa, em Pau da Lima, e também será articulada com a 29 de Março, pela Via Regional, no bairro de Sete de Abril, criando alternativas para a circulação em uma região densamente ocupada, além de desafogar vias importantes como a Estrada Velha do Aeroporto e a Avenida São Rafael”, destaca Sérgio Silva, diretor de Obras Estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável pela obra.

A via teve custo total de R$ 40 milhões, incluindo as desapropriações no entorno. Os recursos foram do governo do Estado e do Ministério do Turismo, financiados pelo BNDES.