Polícia Federal frustra fraude bilionária no Seguro-Desemprego

    Com informações do Metro 1 ( Foto: Reprodução)

    A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) a operação Seguro Fake, com objetivo de desarticular grupo criminoso especializado em fraudes no Seguro-Desemprego.

    São cumpridos 19 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão nas cidades de Redenção, Conceição do Araguaia, São Luiz e São José de Ribamar, no Pará e no Maranhão. Os dois estados apresentam alta incidência da modalidade de fraude.

    Em apenas 10 minutos os policiais flagraram 42 tentativas de desvio do benefício em uma única agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Redenção.

    De acordo com os técnicos do Ministério Público Federal, o trabalho em conjunto com a PF, desde a implantação do sistema antifraude desenvolvido pelo Ministério do Trabalho (MTb) em 2016, teria identificado e bloqueado mais de 57 mil tentativas de fraudes no país, o que equivaleria à desvios de aproximadamente R$ 800 milhões para os cofres públicos.

    Os investigados responderão por estelionato qualificado, inserção de dados falsos em sistemas de informações e associação criminosa, com penas que podem ultrapassar 20 anos de reclusão.