Travessia Salvador-Mar Grande encerra mais cedo nesta segunda-feira por conta da maré baixa

Com informações do G1 Bahia ( Foto: Reprodução)

A travessia Mar Grande-Salvador vai será encerrada mais cedo, nesta segunda-feira (26), em razão da maré baixa prolongada, informou a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab).

Na capital, a última lancha sai para Mar Grande às 18h. No sentido contrário, a ultima embarcação segue para Salvador às 17h30. Com maré baixa, o Terminal de Vera Cruz fica sem condições de operar devido à pouca profundidade do canal de navegação, informou a associação.

A travessia tem bom movimento de retorno a Salvador, na manhã desta segunda. Não há filas. Segundo informações da Astramab, o fluxo se deve à volta de passageiros que foram passar o fim de semana nas praias da Ilha de Itaparica.

Oito embarcações em tráfego estão fazendo saídas dos terminais Náutico da Bahia e Vera Cruz de meia em meia hora.

Passeio às ilhas e Morro de São Paulo

A procura pelos catamarãs que fazem a linha entre Salvador e Morro de São Paulo é moderada nesta segunda. Já as escunas de turismo têm procura também moderada para o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos.

Para Morro de São Paulo, saem catamarãs nesta segunda, aindas, às 10h30, 13h e 14h30. Já as saídas de Morro de São Paulo são às 11h30, 13h e 15h – o horário das 15h é feito por dois catamarãs. A viagem direta de catamarã entre Salvador e o Morro dura em média 2h e 20m. As passagens são vendidas nos guichês das concessionárias Ilha Bela, Biotur e Farol do Morro no Terminal Náutico.

Ferry

No ferry boat, os passeiros encontram fluxo tranquilo nos terminais de São Joaquim, em Salvador, e de Bom Despacho, em Itaparica.

Cnforme a Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema, estão em operação os ferries Rio Paraguaçu, Dorival Caymmi, Pinheiro, Juracy Magalhães Jr. e Ivete Sangalo, com saídas nos horários regulares (de hora em hora). As embarcações Anna Nery e Maria Bethânia estão em stand by e poderão realizar viagens a qualquer momento.

A passagem para pedestre é adquirida em ambos os terminais, com pagamento em dinheiro, cartões de crédito ou débito, exceto American Express. Também são disponibilizados totens de autoatendimento para recarga do cartão Ferry Card e Tarifa Social, além do acesso à catraca para pessoas que possuem o cartão recarregável.

Em razão da capacidade de atendimento das embarcações, a concessionária recomenda que os passageiros cheguem com alguma antecedência ao horário pretendido, pois os terminais contam com sistema eletrônico que encerra o acesso de pedestres e veículos sempre que a venda atinge a capacidade de cada embarcação, e também quando é finalizado o procedimento de embarque.

Para verificar a disponibilidade de vagas com hora marcada, serviço exclusivo aos condutores de veículos, é necessário acessar o site portalsits.internacionaltravessias.com.br. O pagamento para esta modalidade é feito com cartões de débito ou crédito. As passagens são disponibilizadas no site com 30 dias de antecedência.

A administradora disponibiliza o número 0800 028 2723 para autoatendimento e acesso a informações sobre o sistema, Ferry Card, Tarifa Social e Hora Marcada, disponível de segunda a sexta das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, ou através do e-mail [email protected]