Candeias: Servidores fazem manifestação por falta de reajuste

    Foto: reprodução- facebook

    Os servidores do município de Candeias, na região metropolitana de Salvador, realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (19), em protesto contra o reajuste zero. Centenas de servidores participaram do ato, carregando cartazes com mensagens de protesto que teve início, por volta das 8h, na rua Teixeira de Freitas, em frente ao posto Médico Luís Viana Filho, e seguiu em direção a praça Dr. Gualberto Fontes.

    O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decretou a ilegalidade da greve dos servidores municipais de Candeias que já dura 28 dias. A decisão, do dia 26 de fevereiro, da desembargadora Dinalva Gomes Laranjeiras Pimentel determinou o retorno imediato de 60% dos servidores da educação as salas de aulas e 30% das demais categorias e estabeleceu multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão.

    Na última rodada de negociação, realizada no último dia 8, terminou sem acordo. Em entrevista à Rádio Baiana FM, na sexta-feira (16), o prefeito Pitágoras Ibiapina alegou que está com o índice de despesa de pessoal e encargos sociais acima do teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o que impossibilita de conceder o aumento aos servidores.

    Além do reajuste salarial de 17%, os servidores solicitam a elaboração imediata do plano de cargos e salários e realização de concurso público para provimento das vagas, auxílio transporte e fardamento para todos os servidores, implantação da guarda municipal e mudança de nomenclatura de vigilantes municipais para guarda municipais, incorporação das horas extras, reajuste do auxílio alimentação dos vigilantes, inclusão dos auxiliares de classe no plano de carreira e remuneração dos servidores do magistério, equiparação salarial dos novos professores concursados e risco de vida e auxílio-alimentação para os agentes de trânsito.