São F. do Conde: Município recebe unidade móvel do Hemoba

Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Coleta externa do Hemoba A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) monta pontos de coleta externa para reforçar o estoque de sangue. Fotos: Pedro Moraes/GOVBA

Nos dias 25, 26 e 27 de abril, uma unidade móvel (HEMÓVEL) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) vai estar em São Francisco do Conde para atender aos interessados em fazer doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea. A unidade móvel estará no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão, das 8h às 16h, período da realização da Campanha “São Francisco do Conde é 12 por 8”. A ação faz parte do calendário da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), com o tema Abril Vermelho Purpura, que engloba um conjunto de ações que visa o combate a hipertensão arterial na comunidade de São Francisco do Conde.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ficam inaptos por quatro semanas, a contar da data da vacinação.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial, e válido em todo o território nacional.