São F. do Conde: Postos de saúde continuam com vacinação da febre amarela

    A vacinação contra a febre amarela continua disponíveis a população nos postos de saúde da cidade de São Francisco do Conde. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), o município alcançou 125,8% da cobertura vacinal, com 7.830 pessoas vacinadas.

    No entanto, alguns bairros apresentaram cobertura bem abaixo do esperado: é o caso de São Bento (46,8%), Monte Recôncavo (26,5%), Caípe de Cima (8,5%), Muribeca (17,9%), Nova São Francisco (26,5), Campinas (36,2%), Jabequara (7,4), Engenho de Baixo (20,2%), Paramirim (15%), Baixa Fria (24%), Caípe de Baixo (17,9%), Santo Estevão (19,2%), Colmonte (12%) e Socorro (23,5%).

    A vacina está disponível, de forma gratuita, nos postos de vacinação das Unidades de Saúde da Família do município e está sendo administrada em pessoas com idades entre 2 e 59 anos que nunca foram imunizadas contra a doença. Crianças entre 9 meses e 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids) e viajantes internacionais (é preciso apresentar o comprovante do deslocamento) continuarão a tomar a dose padrão do imunobiológico. É recomendável levar o Cartão do SUS, um documento de identificação com foto e Cartão de Vacina, mas quem estiver sem esses documentos também poderá se vacinar.

    O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta eventos adversos.