Deputados mantêm vetos em artigos a PL sobre os Festejos de Nossa Senhora das Candeias

    A Assembleia Legislativa manteve o veto do governador Rui Costa em três artigos do Projeto de Lei 22.336/17, que inclui os festejos de Nossa Senhora de Candeias no calendário oficial de festas do Estado. O parecer foi aprovado por 30 a 13 na votação realizada nesta quarta-feira (4). O PL de autoria do deputado Bira Coroa (PT) foi aprovado em novembro do ano passado.

    Um dos trechos vetados pelo governador diz sobre o financiamento de eventos pelo poder público. De acordo com o relator Zé Raimundo (PT),  embora o PL tenha sido aprovado, a constituição estadual impede o Legislativo de criar despesas adicionais ao governo. “Os artigos dois, três e quatro foram rejeitados por se tratarem de uma ingerência de um poder sobre o outro, imiscuindo-se em atribuições exclusivas do governador”, afirmou o deputado.

    Os festejos de Nossa Senhora das Candeias acontecem de 24 de janeiro a 03 de fevereiro reunindo diariamente cerca de 12 mil fiéis da Bahia inteira, transformando-se na maior festa de devoção mariana a céu aberto do Brasil. O santuário de Candeias movimenta e impulsiona o comércio da cidade durante o ano inteiro chegando a receber 50 mil romeiros anuais para conhecer o santuário e a fonte milagrosa, gerando direta e indiretamente emprego.