Navio Corveta Barros abre para visitação no porto de Salvador

Foto: Marinha do Brasil

A Corveta “Barroso” (V34) atracará no Porto de Salvador, no próximo sábado (14), às 13h, e estará aberta à visitação a pública a partir de domingo (15), das 14h às 17h. A capital baiana é o primeiro porto brasileiro na viagem de volta da Corveta “Barroso”, após cumprir seis meses de missão no litoral do Líbano.

Em sua primeira viagem ao Líbano, em 2015, a Corveta “Barroso” resgatou cerca de 220 emigrantes, dentre eles 94 mulheres, 37 crianças e quatro bebês de colo (muitos deles debilitados) que estavam em uma embarcação com risco de afundar no mar mediterrâneo.

No Líbano, a “Barroso” atuou em operações de interdição marítima, com o objetivo de impedir a entrada de armas ilegais, drogas e contrabando naquele país, além de contribuir para o  treinamento da Marinha libanesa.

Corveta Barroso
A Corveta Barroso é o primeiro exemplar da Classe Barroso, designado como V-34, foi construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e entrou em serviço no ano
de 2008. O barco é uma homenagem ao herói nacional Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, Barão do Amazonas, que serviu na Marinha Imperial do Brasil e teve importante papel na Batalha do Riachuelo, na Guerra do Paraguai.