Eleitores com mobilidade reduzida têm até 9 de maio para solicitar seção especial

Os eleitores com deficiência e/ou mobilidade reduzida (incluindo idosos) tem até o dia 9 de maio para transferir seus locais de votação uma seção especial devem comparecer a um dos postos ou cartórios da Justiça Eleitoral até o dia 9 de maio.

Em Salvador, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibiliza opções de seções especiais em todos os bairros. Atualmente, conforme cadastro do Eleitoral baiano, 203 seções estão preparadas para atender pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

As seções especiais são salas com acesso facilitado, isto é, com rampas, corrimãos, sem a presença de degraus e, em geral, no térreo dos edifícios que funcionam como locais de votação.

Além de votar em local apropriado, o eleitor com deficiência e/ou mobilidade reduzida tem ainda o direito de, ao votar, ser auxiliado por um acompanhante de sua confiança, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao Juízo Eleitoral.

Regularização

Nove de maio é o prazo final para o cidadão requerer qualquer alteração no cadastro eleitoral em 2018, sendo prazo limite também para que o eleitor solicite a atualização de seus dados pessoais; transferência de domicílio eleitoral, inclusive, para os que ainda não têm o título, o alistamento eleitoral.

Os eleitores que deixaram de atender a convocação do TRE-BA para a revisão biométrica também poderão procurar os cartórios até o dia 9 de maio para regularização do título eleitoral. Para ser atendido, o cidadão deverá apresentar documento original de identificação com foto e comprovante de residência atualizado (máximo de três meses) em nome do solicitante ou de parente (com comprovação de parentesco).

Homens que farão a primeira via do título devem levar o comprovante de quitação militar, seja carteira de reservista ou certificado de alistamento militar. O TRE baiano lembra ainda que, para os casos de primeiro título, a CNH não é válida como documento de identificação por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o modelo antigo de passaporte, por não conter a filiação.