Joaquim Barbosa chega para reunião do PSB e diz que ‘ainda não é candidato’

Com informações do Estadão Conteúdo/Foto: PEDRO LADEIRA/AFP/GettyImages

Brazilian Supreme Court minister Joaquim Barbosa, takes part in the opening of the trial, known as 'mensalao', in Brasilia, Brazil, on August 02, 2012. Brazil's biggest bribery trial gets under way here Thursday, with 38 former party and government officials facing vote-buying charges in a case that could tarnish popular ex-president Luiz Inacio Lula da Silva. AFP PHOTO/Pedro LADEIRA (Photo credit should read PEDRO LADEIRA/AFP/GettyImages)

Ao afirmar que “ainda não é candidato” à Presidência, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa chegou nesta quinta-feira (19), à sede do PSB em Brasília para a primeira reunião com a cúpula do partido. “Ainda falta muita coisa”, disse, sobre a candidatura. Ele, no entanto, demonstrou otimismo com o resultado da última pesquisa Datafolha, que o põe com até 10% das intenções de voto em alguns cenários. “Olha, para quem não frequenta ambientes públicos, órgãos públicos, não dá entrevista, leva uma vida pacata, está muito bom, né?”, perguntou.

Barbosa assustou-se com a recepção preparada pela ala afro do partido. O ex-ministro fez um caminho diferente para não passar pelo meio da militância, que o esperava com bandeiras e pétalas de rosa. “Estou atrasado, estou atrasado”, repetia o ex-ministro. Barbosa filiou-se no último dia 6 ao PSB e trabalha agora para diminuir a resistência de setores da sigla a seu nome como candidato à Presidência. Essa é a primeira reunião com a cúpula do partido. Em 2014, o PSB lançou Eduardo Campos ao Palácio do Planalto. O ex-governador morreu durante a campanha, em um acidente aéreo, deixando o partido órfão de liderança que pudesse disputar o cargo este ano.