Candeias: Corregedoria da PM instaura inquérito para investigar morte de artista plástico

Foto: Divulgação

A Corregedoria da Polícia Militar da Bahia abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do artista plástico Arnaldo Filho, de 61 anos, após uma ação da Polícia Militar na noite de sábado (21) no bairro Santo Antônio, em Candeias, na região metropolitana de Salvador. De acordo com os familiares da vítima, Arnaldo estava em casa finalizando uma das suas pinturas quando foi surpreendido por policiais militares que chegaram atirando.

“O que aconteceu com meu tio não vai ficar impune. Tentamos prestar uma queixa na delegacia e não conseguimos registrar na tarde de ontem. Hoje só queremos saber como isso será resolvido. Como é que vamos prestar uma queixa e não conseguimos registrar. Até agora a ficha não caiu, pois nós perdemos o nosso tio, sendo que ele é uma pessoa de bem, um rapaz honesto e perdeu a vida por nada”, relatou a sobrinha da vítima, Gleice Santos.

Em entrevista ao programa Fala Comigo desta segunda-feira (23), o major comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, Paulo César Nunes afirmou que a Corregedoria da Polícia Militar instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do crime.

“Nós acionamentos o plantão judiciário da corregedoria da Polícia Militar para que os procedimentos legais sejam adotados. Logo após o registro da ocorrência na corregedoria, o capitão judiciário se deslocou até a cidade de Candeias, juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica para a realização da perícia. Após esse procedimento, foi instaurado um inquérito pela corregedoria para investigar as circunstâncias desse fato. É preciso aguardar a investigação para apurar o que realmente aconteceu”, disse o major Paulo César Nunes.

O major ainda informou que os agentes da 10ª Companhia foram até o local após um chamado do Centro Integrado de Comunicação das Polícias Civil e Militar (Cicom), relatando sobre um suspeito que havia cometido assaltos na região e invadido uma residência no bairro do Santo Antônio.

“Nós temos uma informação que foi fornecida por policias que estavam em serviço nesse dia, ocorrendo que o Centro Integrado de Comunicação das polícias Civil e Militar passou um informe para a nossa base rádio sobre práticas de assalto na região no bairro do Santo Antônio, onde o suspeito entrou em uma das residências. Quando a guarnição chegou ao local, trouxe a informação de que havia uma pessoa armada e infelizmente terminou acontecido o fato que é sabido por todos”, relatou.

Os moradores de Candeias realizaram na manhã desta segunda-feira (23), uma manifestação em frente a 20ª Delegacia Territorial, contra a morte do artista plástico e se reuniram com o delegado titular da 20a DT/Candeias, Marcos Laranjeira. Eles solicitaram a abertura de um inquérito paralelo para investigar a morte do artista. Os familiares da vítima alegam que entrarão com uma representação pública no Ministério Público da Bahia para a Polícia Civil de Candeias acompanhar as investigações.