Metrô: Esquema de acesso à estação Aeroporto terá novo ponto de ônibus

Foto: Paula Froes/GOVBA

Estação de Metrô Aeroporto. Foto: Paula Fróes/GOVBA

Parte das 31 linhas dos ônibus que estão parando provisoriamente no viaduto para acesso a Lauro de Freitas para fazer a integração com o metrô serão redistribuídas à um novo local a partir da próxima semana. A medida visa melhorar o trânsito do local e, principalmente, evitar a sobrecarga do ponto situado no viaduto.

Com isso, a região passará a contar com dois pontos: o atual do viaduto e um novo instalado em frente à concessionária de motos Honda, onde ficava a passarela provisória de acesso à estação de metrô, desmontada no último fim de semana. Assim, parte das linhas que seguem sentido Litoral Norte terão ponto de parada no ponto do viaduto, e outra parte no novo ponto. A lista das linhas será divulgada nos próximos dias, antes do início da operação.

Os técnicos dos órgãos envolvidos na operação já estão em campo para dar início à requalificação da área que abrigará o novo ponto, para assim fazer o remanejamento das linhas. O novo ponto terá três baias de embarque e toda a estrutura necessária para garantir a segurança e o conforto dos passageiros.

Além disso, a sinalização na via está sendo reforçada com a indicação de faixas e a instalação de tachões de trânsito para que os motoristas evitem trafegar nas 4ª e 5ª faixas da direita, destinadas exclusivamente aos ônibus.

As ações foram definidas de forma conjunta pelo Governo do Estado, CCR Metrô Bahia e a Prefeitura de Lauro de Freitas para melhorar o esquema provisório de acesso à estação do Aeroporto, enquanto o terminal de integração com os ônibus segue em obras com previsão de inauguração para julho.

Terminal de Integração do Aeroporto

Desde o início da operação da estação Aeroporto, inaugurada na última quinta-feira (26), a integração com as linhas de ônibus está sendo feita provisoriamente nos pontos situados na rua Dr. Gerino de Souza Filho, no sentido Salvador, e nos pontos da Avenida Santos Dumont (Ponto do viaduto), próximos ao acesso da passarela para a estação do Metrô, no sentido Lauro de Freitas.

No total, são 45 linhas metropolitanas e nove urbanas (de Salvador) que passam pelos pontos que se integram à estação Aeroporto. Com a inauguração do Terminal de ônibus do Aeroporto, que deve ser entregue em julho, estima-se que 90% das linhas vão deixar de utilizar esses pontos.