Candeias: Doação de sangue acontece até sexta (11)

    Até esta quarta-feira (9) cerca de 81 pessoas se cadastraram para doar medula óssea e 58 bolsas de sangue foram coletadas durante a campanha de doação de sangue, realizada no município de Candeias, na região metropolitana de Salvador. A unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está estacionada na praça Dr. Gualberto Dantas Fontes. A ação acontece até sexta-feira (11), das 8h às 16h.

    A expectativa da Hemoba é reforçar o estoque de bolsas de sangue para as unidades de saúde e hospitais, além de sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e o número de cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). “Qualquer pessoas que esteja bem de saúde pode doar sangue. Basta querer e ter um tempo livre de meia que é o tempo que se leva para fazer a doação de sangue”, disse a assistente social, Ana Cátia, em entrevista ao programa Fala Comigo nesta quinta-feira (10).

    Quem pode doar

    Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. O voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado e tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

    O doador também precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o voluntário. “Você tem que vir com a identidade, carteira de trabalho, habilitação ou carteira do conselho e se for cópia tem que estar autenticada faz o seu cadastro, passa pela avaliação que é a triagem clínica, a médica vai avaliar suas condições de saúde e ver se pode doar ou não”, explicou Cátia.