Candeias: Inscrições do Universidade para Todos iniciam nesta quarta

    Começam nesta quarta-feira (16), as inscrições para o programa Universidade para Todos. O curso preparatório para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior é desenvolvido pela Secretaria de Educação do estado em parceria com as universidades estaduais. Os estudantes interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 23 de maio através do portal da educação.

     

    Em Candeias, na região metropolitana de Salvador, os estudantes aprovados no sorteio eletrônico deverão comparecer ao Colégio Estadual Polivalente de Candeias, na Rua José Xavier, no bairro Malembá, das 18h às 20h, e no Instituto Viver Melhor, na rua Desembargador Teixeira de Freitas, munidos de documento oficial com foto, CPF e atestado ou histórico escolar. Serão oferecidas 100 vagas para os estudantes do município.

     

    O resultado da inscrição será divulgado no próprio portal, no dia 30 de maio. A seleção é feita através das médias de Português e de Matemática que são lançadas pelo candidato no ato da inscrição e conferidas no ato da matrícula.

    Poderá concorrer a uma vaga o candidato que for egresso do Ensino Médio das redes estadual ou municipal do Estado da Bahia. Também podem concorrer estudantes das redes públicas estadual ou municipal matriculados, em 2018, nas seguintes situações: 3º ano do Ensino Médio Regular ou suas modalidades correspondes, do 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes. Todos estes estudantes precisam ter concluído o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes), e a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes nas redes estadual ou municipal no Estado da Bahia.

    Estado

    Ao todo, são oferecidas 14 mil vagas para aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas são realizadas em Salvador e mais 237 locais de funcionamento, em 176 municípios. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais Uneb, Uefs, Uesb e Uesc.

    A matrícula será realizada entre os dias 5 a 7 de junho, no local e turno que o aluno optou para estudar. Para se matricular, é preciso apresentar cópia e original do CPF, RG, comprovante de residência, além do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II. As aulas começam no dia 5 de junho e vão até 14 de dezembro.

    Programa

    O Universidade Para Todos oferece aulas regulares, de segunda a sexta-feira, de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o Enem, aulões, simulados e orientação vocacional. O curso oferece, ainda, material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.