Candeias: Abertura de fórum discute formas de combater a violência

    A primeira roda de conversa para o Fórum Municipal de Prevenção a Violência- Candeias pede Paz, que acontecerá dia 06 de junho, foi realizada na manhã desta terça-feira (15), no Ginásio de Esportes Mestre José Cardoso dos Santos. O encontro reuniu pais, alunos, professores e a comunidade para discutir sobre a violência que assola o município nos últimos meses. Na mesa de abertura, participaram o prefeito Pitágoras Ibiapina, Márcia Santos, um dos filhos do artista plástico, Manoel Arnaldo Filho, conhecido como Nadinho; além de educadores e psicólogos. O artista plástico de 61 anos foi morto durante uma ação policial no bairro do Santo Antônio, no dia 21 de abril, com um tiro no peito.

    Na oportunidade, o prefeito Pitágoras Ibiapina (PP) falou do combate às diversas formas de violência para mudar a cidade, destacando a educação como a principal ferramenta para a construção da cidadania.

    Já Márcia fez um relato sobre a trágica morte do seu pai, ressaltando que todos estão em busca de justiça. Márcia também comentou sobre a importância do respeito ao próximo para construção de uma sociedade melhor. “Comecem na escola de vocês a tratar todos com muito respeito, por isso é muito importante”, afirmou.

    Rodas de conversas, palestras e mesas redondas serão realizadas até o dia 25 de maio, nas escolas municipais e nos bairros com o intuito de discutir formas de combater a violência, como também propor soluções. O resultado das rodas de conversas serão apresentadas no dia 6 de junho, durante a realização do Fórum Municipal de Prevenção a Violência.

    A ação contará com 16 rodas de conversa previstas para acontecer nas escolas municipais Yêda Barradas (Urbis I), Tércia Borges (Ouro Negro), Ginásio de Esportes, Professor Dásio José de Souza, Julieta Viana (Areia), Escola Egberto Ferreira (UrbisII), Marise de Campos (Sarandi), Escola 14 de Agosto (Caroba), Passagem dos Teixeira, Colégio Conselheiro Luiz Viana (Menino Jesus), Colégio Albertina Dias (Passé) e no Colégio Argentina Castelo Branco (Colônia), com a participação de alunos e professores.

    Os debates também serão promovidos na Associação de Moradores (Caboto), na Capela Virgem dos Pobres (Malembá), e no auditório do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Candeias, Simões Filho, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde e Madre de Deus (Siticcan).