Candeias: Concerto “Viagem aos Limites Planetários” da Orquestra Neojiba se apresenta em Passé

Foto: divulgação

A Orquestra Neojiba apresentou na tarde desta quarta-feira (16), na escola Albertina Dias Coelho, em Passé, o concerto “Viagem aos Limites Planetários”. Com texto de Viviane Abreu, a apresentação faz uma reflexão sobre sustentabilidade e o uso dos recursos naturais. O termo limites planetários, presente no título, faz referência aos limites ambientais seguros para que a humanidade possa se desenvolver sem que os impactos causados ao meio ambiente sejam irreversíveis. O musical propõe uma viagem guiada através da música e de teatro por temas como consciência ambiental, sustentabilidade, reciclagem, entre outros.

No repertório, obras da música popular brasileira como Planeta Água, de Guilherme Arantes, Refazenda, de Gilberto Gil, e Lilás, de Djavan. Os arranjos e a direção musical ficam por conta do professor Jamberê, membro fundador do Neojibá. O grupo é formado por Cely Venturini, Dâmaris dos Santos, Fabrizio D’andreamatteo Filho e Reinaldo Silva (violinos), Allan Resedá, Karen Silva e Nataly do Vale (violas), Joás Cruz (violoncelo) e Rafael Dias (flauta).

Todos os músicos são ex-integrantes do Neojiba, que continuaram suas formações na Escola de Música da UFBA, e multiplicam como professores os valores e os ensinamentos construídos dentro do Programa. Os instrumentos de cordas utilizados foram todos fabricados no Atelier de Lutheria de Plástico pelos técnicos e bolsistas do projeto Orquestra Plástica. Nos próximos meses, eles continuam as apresentações do Viagem aos Limites Planetários por outros municípios no interior da Bahia.

 

A flauta doce tirou suspiro dos alunos, que também mostraram que estão atentos a preservação do meio ambiente dando uma aula de conhecimento sobre o assunto. Além do PVC foi dado exemplos de materiais recicláveis que também podem ser transformados em instrumentos musicais.

O evento contou com a presença do Prefeito, Dr. Pitágoras, o Secretário de Cultura e interino de Educação, Cássio Vinicius e com representantes da Braskem e da CODEBA. O projeto Orquestra Plástica Neojiba: Formação Musical para Sustentabilidade é uma parceria com a Braskem.