Candeias: Secretaria inscreve para diversas modalidades esportivas

A Secretaria de Esportes e Lazer de Candeias está com inscrições abertas para diversas modalidades esportivas como futsal, vôlei, basquete, artes marciais, capoeira, zumba e ginástica. As aulas são realizadas no Ginásio de Esportes Mestre José Cardoso dos Santos, no bairro da Pitanga.

Para participar, o cidadão pode comparecer ao Ginásio de Esportes Professor José Cardoso e fazer a matricula e apresentar cópias da identidade, comprovante de residência, e atestado médico. . As aulas são gratuitas e têm cerca de uma hora de duração. Para pessoas menores de 18 anos é necessário apresentar cópia do comprovante de residência do responsável, o atestado médico e escolar do aluno.

Aulas

As aulas de futsal que acontecem todos os dias e são ministradas pela professora Jurandir de Jesus, com o auxílio do preparador físico, Darlan Lopes. Para a garotada com idade entre 6 e 13 anos, as aulas são realizadas as segundas, quartas e quintas-feiras, no período da manhã e tarde, e as terças e quintas-feiras, manhã e tarde para alunos de 14 a 17 anos. A modalidade esportiva conta com mais de 200 alunos matriculados.

Já as segundas, quartas e sextas-feiras, manhã e tarde é a vez das aulas de vôlei para pessoas de 6 a 17 anos. À noite, o espaço é reservado para o treinamento da seleção. Vale ressaltar que quatro adolescentes, de 14 e 15 anos, da seleção de Candeias foram selecionados para compor a seleção Baiana de Vôlei.

As segundas, quartas e sextas também são dia de aula de basquete no ginásio. Seguindo a mesma sequência das outras modalidades, o basquete atende alunos de 6 a 17 anos no período do dia e a noite o treinamento da Seleção de Basquete do Município. A Seleção disputará no dia 27 de maio, a Liga do Interior de Basquete, no Ginásio de Esporte do Município.

O handebol também faz parte das modalidades esportivas oferecidas pela prefeitura e acontece todas as terças e quintas, para alunos de 6 á 17 anos. As terças e quintas à noite têm treinamento da seleção municipal de handebol.

Além dos esportes coletivos a prefeitura também oferece artes marciais, tais quais muay tai, taekwondo e jiu jitsu. O taekwondo é oferecido as terças e quintas, manhã e tarde para iniciantes de 6 à 17 anos e as terças e quintas  a noite para adultos. As segundas e sextas, durante o dia são ministradas as aulas de Muay tai e jiu jitsu. Para os adultos o muay tai acontece as terças e quintas a noite e jiu jitsu todas as quartas-feiras a noite.

A capoeira também tem espaço entre as atividades oferecidas no ginásio, sendo ministradas as segundas, quartas e sextas no período da noite.

Na aula de ritmos, as alunas se exercitam dançando ao som de vários estilos musicais. Os benefícios das aulas de zumba e ginastica são o aumento da mobilidade e força muscular, da flexibilidade e coordenação motora, além de também auxiliar na queima de calorias, combatendo e reduzindo o colesterol e outros problemas de saúde. As aulas de zumba acontecem as segundas e quartas-feiras a noite e ginástica, as segundas, quartas e sextas a partir das 6h da manhã e nas tardes das segundas e sextas-feiras.