Pituba ganha estátua de João Ubaldo e nova Praça Wilson Lins nesta sexta

Foto: Divulgação

A Praça Wilson Lins, palco da instalação da piscina olímpica, integrante da Arena Aquática de Salvador, passará por uma ampla requalificação. O prefeito ACM Neto assina ordem de serviço para início das obras nesta sexta-feira (18), às 17h, em evento na Praça Nossa Senhora da Luz (Pituba), que ganhará, na ocasião, uma estátua em homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro. O evento contará ainda com participação do programa Livres Livros e do grupo Sussurradeiras.
A conexão das praças Wilson Lins e Nossa Senhora da Luz integra o pacote de ações para implantação da Arena Aquática de Salvador, além de intervenções estéticas e viárias na região do Jardim dos Namorados, que permitirão o acesso direto dos veículos da orla, sentido Itapuã/Pituba, para a Avenida Manoel Dias da Silva.
Considerado acesso prioritário para a Arena Aquática, que comportará a piscina olímpica que sediará ações de formação de atletas e disputas de natação, a Praça Nossa Senhora da Luz terá ligação com a Wilson Lins semelhante ao que foi realizado na orla do Rio Vermelho, com a conexão entre a pista e a praça, formando um grande calçadão compartilhado e no mesmo nível, aliando pedestres e veículos num mesmo espaço.
“A integração ocorrerá por meio da pavimentação, tendo a rua como interseção entre as praças. Embora possuam utilização, características e identidades distintas, compõem uma mesma orla. E é justamente esta perspectiva de unidade que buscamos com este trabalho”, destaca Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), criadora do projeto.
Wilson Lins – Com 15 mil m² de área, a Praça Wilson Lins passa por uma grande reforma estrutural. Dentre as obras realizadas destacam-se contenção marítima, com a construção de um muro de alvenaria que avança por 100 metros e visa conter a erosão causada pela subida do nível do mar.
Escolhida para receber a piscina de tamanho olímpico – 25 metros x 50 metros -, que integrou o equipamento construído para abrigar os esportes aquáticos da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, a praça conta com parceria entre a Prefeitura e a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e vai beneficiar 2,5 mil crianças e adolescentes com aulas de iniciação esportiva. O espaço receberá ações de paisagismo, novas áreas de lazer e contemplação, além de estacionamento e iluminação.