Frota de ônibus será reduzida em até 40% em Salvador nesta sexta

Com informações do A Tarde

Apesar do anúncio de que a frota de ônibus só seria reduzida a partir deste sábado (26), a Prefeitura de Salvador decidiu antecipar a ação e diminuiu em 20% o número de coletivos que estão circulando na cidade nos horários de pico. Nos demais períodos, a redução será de 40%.

O secretário de Mobilidade Fábio Mota explicou que o plano para economizar combustível foi antecipado porque as empresas de transporte não receberam diesel nesta quinta. “Infelizmente não tivemos abastecimento, então tivemos que reduzir a frota já a partir de hoje (sexta)”, explicou Mota.

De acordo com ele, a redução atinge toda cidade, contudo as linhas com maior demanda não serão afetadas. A expectativa é manter o plano de contingência até a próxima semana. Neste sábado, a frota será reduzida em 50% e no domingo em 30%.

Na segunda e terça, 80% da frota de 2,6 mil ônibus vão circular no horário de pico e 60% nos demais períodos. Fábio Mota alerta que o plano só consegue garantir combustível até terça, 29.

“Se a greve não acabar, infelizmente teremos dificuldade de tirar os ônibus das garagens na quarta”, comunicou o secretário, informando que os caminhoneiros estão bloqueando a entrada das refinarias, impedindo a saída de caminhões com combustível.

A greve dos caminhoneiros começou na última segunda- feira (21). Eles protestam em todo país contra o preço do diesel.