Salvador: Serviços públicos têm esquema especial de funcionamento contra desabastecimento

Foto Max Haack_Ag Haack

Carnaval de Salvador 2018_Foto Max Haack_Ag Haack
Os serviços públicos municipais em áreas como transporte, saúde, educação, limpeza, manutenção, fiscalização e defesa civil terão esquema especial de operação para evitar ao máximo uma paralisação dos órgãos públicos municipais. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto em coletiva realizada na tarde dessa sexta (25), no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho.  Em áreas consideradas prioritárias, como transporte e saúde, o prefeito assegurou o funcionamento, mesmo sem ser em 100%, até a próxima quarta-feira (30).
A frota dos ônibus que circulam na cidade foi reduzida a 80% do total nos horários de pico e 40% nos demais, o que vai valer também para segunda, terça e quarta, em se mantendo o movimento grevista dos caminhoneiros. Neste sábado (26), 50% da frota vai circular. E, no domingo (27), a capacidade será de 30%. Podem haver novos ajustes em função da demanda pelo serviço de transporte, que será acompanhada em tempo real pela Secretaria de Mobilidade (Semob).
Na saúde, a prioridade é o funcionamento pleno do Hospital Municipal e das Unidades de Pronto-Atendimento. O prefeito assegurou que existe reserva de combustível para as ambulâncias do SAMU até a quarta-feira (30). O mutirão de vacinação contra o vírus da gripe, previsto para este sábado (26), está mantido.
“Estamos vendo a possibilidade de conseguir mais combustível diretamente de fornecedores em uma operação que envolve a escolta da Transalvador e da Guarda Municipal. Mas essa possibilidade ainda não é garantida, pois dependeria do resultado efetivo dessa escolta. Conversei hoje com o sindicato dos proprietários de postos de combustíveis e fui informado que até o final de hoje as reservas existentes estarão esgotadas, o que torna a situação ainda mais indefinida”, revelou o prefeito.
No setor de limpeza urbana, o planejamento prevê a manutenção da coleta, mas os veículos que circulam pelo CIA-Aeroporto para levar o material recolhido ao aterro sanitário estão tendo dificuldades em função de bloqueios nas vias. Isso poderá provocar atrasos no serviço de limpeza. “Por isso, é importante que as pessoas procurem produzir menos lixo nesse momento. E também fiquem atentas quando passar o caminhão de lixo”, disse ACM Neto.
“Se esse movimento não for suspenso e houver a extensão dessa dificuldade de abastecimento, na segunda vamos ter que divulgar um novo plano operacional. Até segunda, está tudo planejado”, acrescentou o prefeito, citando que as aulas estão mantidas ao menos até enquanto os ônibus do transporte público puderem circular, o mesmo valendo para as repartições públicas municipais, com exceção das áreas de manutenção e da Defesa Civil, que atuam mais diretamente na Operação Chuva. “Nesse caso, vamos concentrar as energias e recursos existentes para quando houver emergências”, explicou.