Bahia registra novos casos de gripe H1N1

    Rio de Janeiro - Pessoas vacinam contra a gripe na Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, região central da cidade. Começa hoje em todo o país a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, comumente conhecida como gripe. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

    Novos casos de A H1N1 foram registrados na Bahia segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta terça-feira (29).  Até o dia 26 de maio,o  número de pessoas infectadas subiu para 164, com 19 deles evoluindo para óbito.

    Conforme a Sesab, foram confirmados casos de A H1N1 em 43 municípios e os óbitos ocorreram em nove deles. Salvador registrou onze (11) óbitos. Os outros municípios foram Apuarema (1); Camaçari (1); Irará (1); Lauro de Freitas (1); Retirolândia (1); Saúde (1); Serrinha (1) e Vitória da Conquista (1). Já os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram registrados 1.090 casos, com 82 óbitos.

    A faixa etária de maior ocorrência ficou entre os menores de cinco anos (57 casos e sete óbitos) e maiores de 60 anos (24 casos e cinco óbitos), sendo que 66,6% dos óbitos ocorreram no grupo dos menores de cinco anos.

    A campanha de vacinação contra a gripe segue até 01° de junho. A vacina está disponível nos postos de saúde da capital baiana e região metropolitana. Podem receber a dose, indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (04 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de outras condições clínicas especiais.