‘Não existe plano B’, reafirma Gleisi ao lançar candidatura de Lula

Com informações do Bahia. BA / Foto: Reprodução

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, disse que o partido não trabalha com outro plano, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para voltar ao comando do Palácio do Planalto, embora reconheça que a sigla já faça articulação política com aliados.

“Não existe plano B. O PT não trabalha com isso, o PT trabalha com candidatura de Lula”, sustenta. A declaração foi em coletiva de imprensa com jornalistas, na tarde desta sexta-feira (8), antes do evento de lançamento do candidatura do ex-presidente, em Minas Gerais.

Gleisi defendeu que Lula, mesmo preso e condenado em segunda instância, ainda não tem direitos políticos suspensos, até que ocorra pronunciamento da Justiça. Ela afirma que a Lei da Ficha Limpa não é impeditiva para o registro da candidatura, que deve ser feito até o dia 15 de agosto.

“Nenhum candidato foi impedido de ser registrado, mesmo os condenados em última instância. Não tem nenhum caso que foi impedido. A discussão de impedimento começa após o pedido, se alguém suscitar isso, o Ministério Público ou uma Vara e tem prazos para fazer a defesa”, justificou.

A senadora disse que o partido escolheu Lula porque seria o único “com condições de tirar o país da crise e pacificar o Brasil”. “Não existe outra liderança política da estatura de Lula no país. Você pode ter quadros políticos, mas não existe liderança com capacidade de interlocução popular que Lula tem”, afirmou.

Gleisi afirmou que a legenda irá percorrer, a partir desta sexta-feira, os 26 estados e o Distrito Federal para divulgar a candidatura do ex-presidente. Também nesta sexta, o PT lançou, nas redes sociais, um vídeo publicitário que mostra a trajetória de Lula.