SSP investiga onda de crimes do fim de semana

Com informações do Metro 1 ( Foto: Reprodução)

A Secretaria da Segurança Pública do Estado investiga se a onda de violência em Salvador e Região Metropolitana (RMS) no último fim de semana tem relação com a morte de dois policiais militares na semana passada. Entre sábado (9) e domingo (10), 29 pessoas foram assassinadas, entre elas o cabo da PM Gustavo Gonzaga da Silva, 44 anos, que foi torturado antes de ser executado pelos criminosos.

Segundo o títular da SSP, Maurício Barbosa, a pasta investiga também se os crimes partiram de um grupo de extermínio.“Hoje tivemos uma reunião técnica para apurar a possibilidade de ação de grupos de extermínio ou possível retaliação à morte do policial, ou até mesmo ação do tráfico. Obviamente, está todo mundo comovido pela forma como o policial foi morto e estamos buscando altivez na resposta para prender e chegar aos autores”, explicou.

Barbosa falou ainda sobre uma “possível revolta” da tropa, diante da brutalidade com a qual o cabo Gonzaga foi morto. O secretário afirmou, no entanto, que não necessariamente os grupos seriam formados por policiais ou apenas por policiais:  “Às vezes, têm pessoas com qualquer outra ocupação profissional e que se intitulam de ‘justiceiros’, mas a gente tenta evitar que sejam feitos esses atos”.

Além da suspeita que o secretário chamou de “ação orquestrada” por causa da morte do agente, ele disse que os números do fim de semana incluem homicídios devido à briga de facções, além de acertos de dívidas de droga e possíveis crimes passionais.