Pré-candidato defende mudanças na escolha de ministro do STF em entrevista a Baiana FM

    Em entrevista ao programa Baiana Livre desta terça-feira (3), o senador e pré-candidato à Presidência pelo Podemos, Álvaro Dias, destacou os motivos que levaram a lançar o seu nome para disputar o cargo. “Veja a eleição passada, quem votou e ganhou se arrependeu, quem votou e perdeu se arrependeu também. Portanto faltaram alternativas. Me senti no dever, já que venho contestando esse sistema, protestando contra ele, criticando permanentemente. Entendi que eu tinha o dever de oferecer uma alternativa para a construção deste país que é rico e maravilhoso. O que falta é um governo sério e honesto, com a coragem que esses novos tempos vem a exigir”, disse o senador.

    STF

    Ele criticou o modo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal, afirmando que é preciso existir a meritocracia entre os magistrados. “Nós temos que mudar a forma de escolha dos ministros [STF] ao invés de ser uma indicação política como é hoje. Os políticos indicam, o presidente da república indica e depois ficam cobrando, impondo e interferindo. Nós temos que premiar o mérito. Tem que ser uma eleição entre os próprios magistrados. Os magistrados elegem, escolhem uma lista de três, uma listra tríplice. O presidente da república escolhe um e encaminha para o Senado para a sabatina”, afirmou.

    “Essa é uma forma de eliminar essa interferência política. O problema do STF hoje não é o número de ministros é a forma de nomeação deles que há muita interferência política e isso atrapalha a justiça”, ressaltou o pré-candidato.