Equipes finalizam resgate de adolescentes e técnico de caverna na Tailândia

Com informações do Estadão

Todos os 12 garotos e o técnico de futebol deles foram resgatados de uma caverna inundada no extremo norte da Tailândia, de acordo com agentes da Marinha do país. Com isso, foi encerrada operação que durou mais de duas semanas para salvar o grupo.

As autoridades locais disseram que quatro garotos e o técnico foram resgatados nesta terça-feira, após os demais terem sido retirados nos dois dias anteriores, todos em segurança. A Marinha tailandesa informou que ainda espera por um médico e por três mergulhadores envolvidos na operação.

Os oito primeiros resgatados estavam com “bom ânimo” e possuem um sistema imunológico forte, de acordo com uma fonte médica. Ainda assim, os médicos mostram cautela sobre o estado deles por causa do risco de infecções e os meninos estão isolados no hospital.

A difícil situação chamou a atenção na Tailândia e em grande parte do mundo, desde a notícia da desaparição e as primeiras imagens em vídeo do grupo, quando foram achados dez dias depois por dois mergulhadores britânicos. Eles estavam presos na caverna Tham Luan Nang Non, que sofreu inundações pelas chuvas de monção durante uma visita ao local, após um treinamento dos garotos ocorrido em 23 de junho. Fonte: Associated Press.