Candeias: Obras de contenção de encostas seguem com atraso

    Com atraso de mais de um ano, as obras de contenção das encostas no município de Candeias seguem a passos lentos. Orçada em mais de R$ 1,5 milhões, as obras foram iniciadas em 2017 e deveriam ter sido finalizadas em março deste ano. No levantamento feito pela equipe da Rádio Baiana FM, as obras do Sarandi e da Santa Clara contam com o número reduzido de operários e estão sendo feitas somente a limpeza. As obras fazem parte da verba de R$ 5 milhões do Programa de Prevenção de Desastre Naturais do Ministério da Integração Nacional. O recurso do contempla a construção de encostas na Santa Clara, Sarandi (Beco do Boi) e na Rua Dom Pedro I.

    As obras são realizadas pela empresa Geosonda S/A, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) e a Prefeitura de Candeias. Um dos motivos para o atraso, segundo a Defesa Civil de Candeias, é a falta de pagamento. “Está havendo com algumas empresas como falta de pagamento, a empresa fica terceirizando o serviço”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Everton Souza. O coordenador disse ainda que a Conder garantiu “que vai retomar a obra”.

    O recurso foi solicitado pelo Governo do Estado em setembro de 2015, em caráter emergencial, por conta dos estragos provocados pelas fortes chuvas de abril, quando o município decretou situação de emergência.