Intervenções viárias na Avenida ACM começam nesta quarta (1º)

A partir desta quarta-feira (1º), quem circular pela Avenida ACM deverá ficar atento às mudanças que acontecerão em alguns pontos da via por conta do início das obras da construção de viadutos, elevados e corredores exclusivos de tráfego do BRT. As alterações foram detalhadas pelo superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, durante coletiva de imprensa próximo ao Hiper Posto, nesta terça (31).
Entre as mudanças que já começam no início de agosto é o remanejamento do ponto de ônibus localizado na pista principal nas proximidades da Igreja Mundial do Poder de Deus, no sentido Lucaia. Ele será realocado para 350 metros adiante, próximo à sinaleira e faixa de pedestres. O Consórcio BRT, responsável pelas obras do modal, finaliza a implantação dessa nova parada, que vai oferecer conforto e segurança aos usuários do transporte público. O pleno funcionamento desse ponto acontecerá até sexta (3) – até a operação dele, os usuários continuarão pegando ônibus próximo ao da Mundial.
Também por uma questão de segurança da população, haverá o isolamento com tapume de todo o canteiro do canal Camarugipe, o que culminará na extinção do ponto de ônibus localizado na pista principal na região do Cidadela. Isso acontece porque ele fica na área de construção de parte de um dos elevados previstos no projeto para resolver o problema de engarrafamentos na região.
“É um ponto que tem baixa demanda. No lugar dele, as pessoas deverão buscar o ponto em frente à Polêmica. É uma distância muito pequena de um ponto para o outro, então não vai causar grandes transtornos para o pedestre”, frisou Muller. Uma segunda opção é a outra parada de ônibus próxima à Comercial Ramos, que também não sofrerá modificação. Vale frisar que não haverá mudanças no itinerário de linhas do transporte público.
Travessia de pedestres
Na área isolada por tapume, que compreende todo o canteiro do canal, a travessia pelas pontes não será mais permitida, por uma questão de segurança. Essa travessia deve ocorrer pelas extremidades da área isolada. Assim como é recomendável que os pedestres utilizem, na via marginal, a calçada da direita do fluxo da pista, pois a da esquerda passa a ter dimensão reduzida em função do tapume.
Redução de velocidade
Para quem circula de carro pela região, não haverá grandes mudanças. As pistas de acesso e de saída do Cidadela, logo após o retorno da Polêmica, serão fechadas. A velocidade será reduzida para 40km/h apenas nos trechos em obras devidamente sinalizados, e não ao longo de toda a Avenida ACM. Os radares fixos, inclusive, não terão a medição alterada, mantendo o limite de 70km/h.
“Haverá manutenção permanente de equipes orientando e fiscalizando. É uma obra de grande impacto e complexidade e por isso alguns transtornos podem acontecer eventualmente, mas a gente tem trabalhado muito junto com outros órgãos para diminuir ao máximo esses transtornos”, afirmou Fabrizzio Muller.