Trio visitou várias joalherias antes de escolher a da Barra para roubar

Com informações do A Tarde/Foto: Divulgação

Os irmãos colombianos Paco Gustavo Ortiz Aguirre e Jefferson Ortiz Gonzales e a peruana Cláudia Patrícia Barona Pajar visitaram diversas joalherias de Salvador antes de assaltar a loja Joyah, no Shopping Barra, no último dia 7. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17), durante a apresentação dos homens na sede da Polícia Civil, na Piedade.

De acordo com a polícia, os estrangeiros foram presos nos bairros da Liberdade, Sé e Jardim das Acácias, na capital paulista, onde moravam. Dois dos detidos desembarcaram hoje  em Salvador e foram escoltados por policiais civis até a sede do órgão, onde foram apresentados pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP). Eles se recusaram a falar com a impressa.

Segundo o diretor do DCCP, delegado Élvio Brandão, a investigação detectou que algumas joias foram vendidas para receptores de fora do país e que outras para interlocutores de São Paulo. A polícia, no entanto, conseguiu recuperar algumas correntes de ouro e brincos.

Ainda segundo os investigadores, o grupo responde por furto qualificado e associação criminosa em São Paulo. Um deles, Paco, também possui passagem por sequestro, furto e roubo na Colômbia.