Salvador avança no Ideb no 5°ano; no 9° ano meta não é alcançada

Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms

Volta às Aulas_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms

A rede municipal de ensino de Salvador apresentou avanço de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta segunda-feira (3). Nos anos iniciais, Salvador alcançou 5,3 na nota do Ideb. No Ideb de 2015, a nota foi de 4.7. A capital baiana melhorou uma posição no ranking das capitais (de 17ª para 16ª).  No último ano do ensino fundamental, a educação municipal da capital não alcançou a meta de 4.0. Os alunos do 9º ano obtiveram desempenho avaliado em 3.9. Ainda assim, houve avanço em comparação com o Ideb anterior, em 2015 Salvador obteve nota 3.4.

Para o prefeito ACM Neto, o avanço de Salvador reflete uma tendência que é fruto dos investimentos prioritários em melhorias estruturais e na qualidade do ensino público municipal. “Investimentos 30% do nosso orçamento em educação, ou seja, acima dos 25% exigidos pela Constituição. Desde 2013, iniciamos um processo intenso de requalificação de nossa rede física, que já atingiu quase 65% de todas as nossas escolas. Destinamos recursos para o mobiliário das nossas unidades de ensino e para projetos inovadores, como as Escolabs e o Subúrbio 360. E também apostamos na valorização dos professores e do conteúdo aplicado em sala de aula. Por isso esperamos evoluir sempre”, comemorou ACM Neto.
De acordo como o secretário municipal da Educação, Bruno Barral, o avanço é resultado das políticas e ações adotadas pela Prefeitura. Ele lembrou que na gestão anterior a do prefeito ACM Neto Salvador investia somente 22% do seu orçamento em educação. “A atual gestão municipal enxerga a educação como prioridade. Educação é peça fundamental na construção de uma sociedade justa e com oportunidade para todos”, salientou.