Castramóvel muda de endereço para ampliar atendimento à população

Foto: Jefferson-PeixotoSecom

Com o objetivo de ampliar a oferta do atendimento à população, o serviço de castração de cães e gatos, o Castramóvel, foi remanejado do bairro do Imbuí para a região do Stiep. A unidade móvel permanecerá no local e até o dia 28 de setembro.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a mudança de endereço para o estacionamento da Faculdade Estácio/FIB, localizada na Rua Xingu, nº 179 – Jardim Atalaia, aconteceu após os profissionais detectarem uma população mais expressiva de animais a serem castrados na região do Stiep, além do espaço oferecer melhor infraestrutura e conforto para os atendimentos.

Para realização da cirurgia, o animal precisa ter tomado a vacina antirrábica, ter entre seis meses e cinco anos de vida, peso superior a um quilo, e as fêmeas não podem estar em período gestacional. É necessário comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação do animal.

O serviço itinerante funciona de segunda a sexta-feira – exceto feriado -, das 8h às 12h. Nas segundas e terças, os profissionais realizam o cadastramento e triagem dos animais. Já as cirurgias são realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras. No entanto, por conta da manutenção do dispositivo móvel, excepcionalmente essa semana está sendo feito somente o cadastramento e tiragem. A intervenção cirúrgica acontecerá a partir de segunda-feira (10).

Desde 2013, o dispositivo móvel percorreu 30 bairros da capital, alcançando em agosto deste ano 30 mil castrações. Segundo Aroldo Carneiro, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), quanto maior adesão à castração dos animais, maior o controle de natalidade e combate à reprodução descontrolada dos animais, evitando o abandono em via pública. “Quanto menos animais abandonados nas ruas, menos riscos de transmissão de doenças para os seres humanos. É importante sensibilizar a população que o abandono de animais é crime, quem testemunha um animal sendo abandonado deve denunciar em delegacia de polícia”, salientou.