Candeias: Mais de 700 mesários devem atuar nas eleições de outubro

    Cerca de 700 mesários foram convocados para atuar nas eleições de outubro no município de Candeias, na região metropolitana de Salvador. Segundo o chefe do cartório eleitoral do município, Roger Fábio Fassarella, o treinamento para a turma de mesários que vão atuar nos distritos da cidade acontece até a próxima sexta-feira (14).

    Para as eleições deste ano, os mesários foram convocados até 8 de agosto. O treinamento é obrigatório para todos os convocados. Os principais requisitos para ser mesário são estar em dia com a Justiça Federal e ter completado 18 anos até o 1º turno das eleições. Parentes de candidatos de até segundo grau, bem como cônjuges, não podem exercer a função. Integrantes de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva e autoridades, e agentes policiais também não podem ser eleitos mesários.

    Cada mesário recebe um auxílio-alimentação por turno trabalhado. O valor é determinado por cada estado, obedecendo o teto máximo de R$ 35. Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição estão as seguintes: presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, secretário e suplente. Cabe a eles também organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir, com tranquilidade, os trabalhos de votação.