Prefeitura oferta testes rápidos na Arena Fonte Nova neste sábado (15)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai ofertar testes rápidos para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DST`s) neste sábado (15), na Arena Fonte Nova. Promovida por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE São Francisco), a testagem rápida, que será realizada por meio do projeto Fique Sabendo, contemplará preferencialmente o público masculino.

O atendimento será das 9h às 13h e serão realizados testes rápidos para a sífilis, HIV e hepatites virais. Além disso, o público contará com a dispensação de preservativos e orientações sobre saúde sexual e reprodutiva. O acesso será pelo estacionamento VIP, na Ladeira da Fonte das Pedras, em Nazaré.

A iniciativa faz parte das ações do Sábado do Homem e visa sensibilizar a população sobre o mês de luta contra o vírus HTLV (Vírus Linfotrópico de Células T Humanas). Além disso, pretende incentivar o diagnóstico precoce e, consequentemente, a quebra  da cadeia de transmissão dessas doenças.

Os usuários que apresentarem algum dos vírus contarão com o apoio e orientação dos aconselhadores, acolhimento e encaminhamento para uma das unidades de referência da rede municipal. Nas estruturas, receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive, com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.

HTLV

É um vírus transmitido por relações sexuais, transfusões de sangue, compartilhamento de seringas e agulhas e ainda de mãe para o filho, durante o parto e amamentação. A doença é dividida em HTLV-1 e HTLV-2 e o diagnóstico é feito por meio de exame de sangue. Os sintomas indicativos da patologia são dores nos membros inferiores e região lombar, dificuldade para caminhar, defecar ou urinar, lesões cutâneas, alterações visuais e ósseas.