Aula inaugural inicia as atividades do novo campus da UFBA em Camaçari

Com informações do BN/Foto: Divulgação

A aula inaugural do curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação, iniciando as atividades da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Campus Camaçari foi realizada nesta segunda-feira (17), no Teatro Cidade do Saber. O ato abriu oficialmente o semestre letivo 2018.2.

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), se comprometeu a trabalhar com afinco para investir cada vez mais na educação pública a fim de elevar os índices educacionais do município para que os estudantes conquistem suas vagas, especialmente, na UFBA – Campus Camaçari. “Esse momento ficará marcado na minha história e no meu coração. A vinda da UFBA simboliza muito para o processo de fortalecimento que vai tornar o município um polo universitário”, afirmou o prefeito.

O reitor da Universidade, João Carlos Salles, também fez um pronunciamento durante o evento: “Preciso dar um testemunho importante sobre a decisão do prefeito Elinaldo Araújo, juntamente comigo, o deputado federal, Paulo Azi, e a secretária da Educação, Neurilene Martins. Irmos juntos à Brasília a fim de garantir a vinda da UFBA, a quantidade de vagas, e, sobretudo, os recursos necessários para começarmos esse projeto, foi fundamental. Hoje, estamos plantando a semente de uma futura universidade federal em Camaçari, esse é só o começo de uma luta”.

A instalação do Campus Camaçari proporcionará acesso à educação superior para os jovens do município e da Região Metropolitana. Para a secretária Neurilene Martins, no mês do seu aniversário, Camaçari não poderia ganhar um presente melhor. “Para uma cidade de cerca de 300 mil habitantes, ter uma universidade pública para chamar de sua, é de extrema importância. Isso é um avanço significativo na educação, é a concretização de um sonho coletivo”, ressaltou.

Durante a cerimônia de abertura do semestre letivo, os estudantes receberam o acolhimento e as boas-vindas por parte da equipe técnica de profissionais da universidade. A cerimônia foi aberta pelo violonista da Escola de Música da UFBA, Adriano Oliveira. Nesta terça-feira (18), às 8h, acontece a apresentação do curso feita pela coordenação.

CAMPUS

O campus da UFBA em Camçari funcionará, inicialmente, nas dependências do Prédio Capacitação da Cidade do Saber, espaço cedido temporariamente pela prefeitura, até a conclusão do espaço definitivo, que será no antigo Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), situado na BA-512, um dos acessos ao município.

Para abrigar definitivamente o Campus Camaçari, o antigo Ceped passará por uma série de reformas sob a responsabilidade da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA (Sumai), e a unidade deve estar concluída em um prazo previsto de dois anos.