Vera Cruz: MP abre inquérito para apurar causas de abertura de cratera

    Com informações do BN e G1/Foto: Reprodução TV Bahia

    Foto: Reprodução- TV Bahia

    Um inquérito instaurado pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) vai investigar as causas da abertura de uma cratera na Vila de Matarandiba, em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A informação foi repassada ao G1 nesta terça-feira (18) e o inquérito aberto na sexta (14). Segundo a empresa responsável pela área, a Dow Química, o buraco está com 77,9 metros de comprimento.

    O MP, através dos promotores de Justiça Eduvirges Tavares e Ubirajara Fadigas, solicitou a realização de perícias técnicas pela própria empresa e por órgãos especializados, como o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Agência Nacional de Mineração (ANM). O motivo das perícias servirá para que o MP possa identificar as responsabilidades civil e criminal da cratera.

    Ainda segundo o MP, o objetivo da ação é preservar a vidas das pessoas e proteger o meio ambiente. A cratera foi descoberta em junho passado. À época, ela tinha 46 metros de profundidade, 69 metros de comprimento e 29 metros de largura. O buraco fica no meio de uma mata nativa na Ilha de Matarandiba e está a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores.