XP/Ipespe: Haddad salta 6 pontos e Bolsonaro sobe para 28%, mostra pesquisa

Com informações do BN

Foto: Rafael Arbex/Estadão

A nova pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (20), aponta que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) continua crescendo nas pesquisas para a corrida presidencial. O parlamentar chegou a 28% das intenções de voto no cenário estimulado.

Fernando Haddad (PT), que agora não mais divide a segunda posição com um adversário, viu suas intenções de voto dobrarem para 16% em duas semanas no cenário estimulado. O petista conseguiu abrir uma vantagem de 5 pontos sobre o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com quem aparecia tecnicamente empatado em levantamentos anteriores. O pedetista oscilou negativamente 1% e agora tem 11% das intenções de voto.

Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 7%, em uma oscilação negativa de 2 % em comparação com a última pesquisa, o que o mantém em condição de empate técnico com a ex-senadora Marina Silva (Rede), que tem 6%.
Alvaro Dias (Podemos)  tem 3% das intenções de voto, mesmo percentual do empresário João Amoêdo (Novo). O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) tem 2%, ao passo que o deputado Cabo Daciolo (Patriotas) aparece com 1%. Outros candidatos não pontuaram na pesquisa.

Na pesquisa, realizada entre 17 e 19 de setembro, tem o intervalo de confiança é de 95,45%, o que significa que, se o questionário fosse aplicado mais de uma vez no mesmo período e sob mesmas condições, esta seria a chance de o resultado se repetir dentro da margem de erro máxima, estabelecida em 2,2 pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo código BR-02995/2018.