Entra em vigor novo conjunto de tarifas dos EUA contra a China

Com informações do Metro1 ( Foto: Reprodução)

Entram em vigor hoje (24) as tarifas de 10% dos Estados Unidos sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses em uma nova rodada da guerra comercial entre os dois países. A cobrança de tarifas para importação deve aumentar para 25% até o fim de 2018.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou neste domingo (23), em entrevista à Fox, que o governo não tem intenção de frear as políticas comerciais em relação à nação asiática.

“A guerra comercial entre China e Estados Unidos durou anos. Eis aqui o que é diferente neste governo: na medida em que alguém queira chamar isto de uma guerra comercial, estamos decididos a ganhá-la”, explicou Pompeo.

Em represália às tarifas, a China também anunciou há seis dias novas taxas entre 5% e 10% a partir desta segunda-feira para as exportações americanas no valor de US$ 60 bilhões de dólares, a fim de “defender os direitos legítimos e os interesses da economia chinesa”.

A nova etapa da guerra comercial ocorre depois que as negociações entre as duas maiores economias do mundo para resolver as diferenças não avançaram. Na semana passada, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, convidou altos funcionários chineses para uma nova rodada de negociações, mas até agora nada foi marcado.