Cratera em Vera Cruz aumenta, e empresa apura causas

Com informações do Correio

Novas medições na cratera localizada a cerca de 1,5 km da Vila de Matarandiba, no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, apontam que ela já está com 83,5 metros de comprimento, 34,4 metros de largura e 41,2 metros de profundidade. De acordo com a empresa Dow Química, que explora a área, o aumento de 5,6 metros no comprimento em quase um mês, além do aumento da largura e da redução da profundidade, é previsto e característico do fenômeno geológico, que a empresa chama de erosão.

Na quarta-feira (25), durante a 5ª reunião com a comunidade, a empresa informou sobre os avanços das medidas de segurança e estudos para a identificação da erosão encontrada na proximidade de suas operações.

 empresa informou que estão sendo realizados serviços para que a cerca instalada no local avance mais 30 metros. Atualmente, a barreira está instalada em um raio de 30 metros. A reinstalação do equipamento deve ser concluída nas próximas semanas. Também foram instalados cinco novos sensores para medir abalos sísmicos. Até então, não foram apresentadas variações.

Causa desconhecida
Está havendo ainda a análise de dados geológicos modelados em um software de alta precisão, para avaliar o estresse do subsolo e entender a origem da erosão. Os dados foram enviados no final de julho para a empresa contratada e seguem em processo de análise com estimativa de prazo de quatro a seis meses para que a causa do fenômeno seja conhecida.

A multinacional disse ainda que segue atuando para apurar a causa da erosão e descartar a eventual possibilidade de novas ocorrências.