Campanha do Hemoba alerta para doação de sangue; saiba como doar

    Hemoba realiza campanha de doação para reforçar os estoque no carnaval. Foto: Elói Corrêa/GOIVBA
    Os estoques de sangue com fator Rh negativo estão em situação crítica e precisam de reposição com urgência, de acordo com o alerta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Segundo o órgão, a recomposição do estoque é necessária para manter o serviço de transfusão em segurança em todo o estado. Além do Fator RH , o órgão solicita tambem doação de O negativo.
    Estudos sugerem que menos de 20% da população mundial apresentam sangue com fator Rh negativo, o que contribui para a dificuldade de manutenção dos estoques. Conforme o Hemoba, o sangue com fator Rh negativo tem papel especial em situações de urgência, pois muitas vezes são utilizados como primeiro recurso neste tipo de atendimento.
    Para doar sangue, os interessados devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.
    ONDE DOAR
    ROTEIRO HEMÓVEIS:
    • SALVADOR – BA
    Onde: Salvador Shopping – Entrada principal, piso G1
    Quando: 25 a 28 de setembro (terça a sexta-feira)
    Funcionamento: 8h às 17h
    Onde: Embasa (Bolandeira) – Rua Jaime Loureiro, Boca do Rio
    Quando: 25 a 28 de setembro (terça a sexta-feira)
    Funcionamento: 8h às 17h
    • FEIRA DE SANTANA – BA
    Onde: Núcleo Regional de Saúde
    Quando: 24 e 28 de setembro (segunda a sexta-feira)
    Funcionamento: 8h às 17h
    Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.
    UNIDADES FIXAS EM SALVADOR:
    • Hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30
    • Hospital do Subúrbio – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30
    • Hospital Santo Antônio – Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) – De segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h
    • Sac Cajazeiras – De segunda a sexta-feira, das 7h às 15h