Confira as regras do TSE para a última semana antes da eleição

Com informações do Metro1 ( Foto: Reprodução)

A última semana antes da eleição tem datas e prazos importantes para os eleitores e candidatos, estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Até o dia (9), nenhum eleitor poderá ser preso, a não ser em flagrante, por crime inafiançável ou desrespeito de salvo-conduto. De acordo com o TSE, a medida serve para evitar que prisões sejam usadas para prejudicar um determinado candidato.

O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão termina na quinta (4), assim como a propaganda política com comícios e sistema de som fixo. O prazo para realização de debates no rádio e na TV também é encerrado no mesmo dia.

Dois encontros entre candidatos estão marcados para esta quinta: às 10h45 da manhã, a TV Aratu transmite o debate dos postulantes ao governo da Bahia, organizado em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. Já às 10h da noite, a TV Globo realiza o último encontro entre presidenciáveis.

A data final para divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita é sexta (5). Já a campanha nas ruas, com alto-falantes, distribuiçao de panfletos e realização de caminhadas, só pode ser realizada até sábado (6).

No dia da votação, o eleitor não poderá levar à urna aparelhos celulares, máquina fotográfica, filmadora ou qualquer equipamento de radiocomunicação. É permitido manifestar preferência individual ou partidária de forma silenciosa, mas aglomerações e manifestações coletivas são proibidas até o fechamento das urnas.

Comentários

comentários