Missas e procissões celebram dia de Nossa Senhora Aparecida em Candeias e São Francisco do Conde

    Católicos de todo o Brasil se reúnem nesta sexta-feira (12), para celebrar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em Candeias, as homenagens iniciaram às 7h, com missa no Santuário Nossa Senhora das Candeias, nas capelas Virgem dos Pobres, Santo Antônio e Santa Luzia. Ainda pela manhã, às 10h30, no Santuário, haverá missa para as crianças. Na parte da tarde, às 18h, a celebração será realizada na comunidade São Gonçalo, em Passé.

    Na Igreja Matriz São Francisco de Assis, a festa continua com a procissão, às 7h. A caminhada sairá da Igreja e seguirá em direção a Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Dom Avelar. O encerramento contará com a celebração da missa.

    Em São Francisco do Conde, as celebrações em honra a padroeira do Brasil começaram na última segunda-feira (8), com tríduo e segue até o dia 12 de outubro. Este ano, a festa  traz como tema: “Com Nossa Senhora Aparecida, queremos ser igreja viva e participativa”. O lema é: “Vós Sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo”, (Mt 5,13-14). As festividades iniciaram às 5h, com alvorada de fogos. Logo após haverá a procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida pelos cavaleiros, saindo da capela da Imaculada e a missa Solene.

    A santa é considerada padroeira do Brasil após a aparição da virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, na forma de uma imagem negra no país durante a época da escravidão, em 1717. A data é considerado feriado desde 1980, quando houve a consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.