Polícia e Embasa flagram fraude de água abastecendo hamburgueria e loja de bebidas na Pituba

Em mais uma ação de combate a fraudes no consumo de água, técnicos da Embasa flagraram, na quarta-feira (10), uma hamburgueria e uma loja de bebidas, no bairro da Pituba, sendo abastecidas irregularmente. O imóvel onde funcionam os dois estabelecimentos estava com a água cortada por falta de pagamento, mas a ligação foi reaberta de forma fraudulenta. Com apoio da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Departamento de Polícia Técnica, a Embasa suspendeu novamente o fornecimento de água e notificou os responsáveis pelo imóvel, que agora vão responder criminalmente pela fraude constatada.
Com 24 contas de água em aberto, o imóvel tem débito acumulado de mais de R$100 mil. A Embasa havia tentado suspender o fornecimento ao imóvel diversas vezes, após a religação indevida, mas foi impedida por pessoas que não deixavam a equipe técnica realizar o corte. Por isso, a Embasa precisou realizar o serviço com acompanhamento da polícia.
Desta vez, além de suspender o fornecimento, a empresa retirou todo o ramal que leva água ao imóvel para dificultar a religação fraudulenta. O inquilino do imóvel, presente durante a ação, comparecerá à delegacia para prestar esclarecimentos.
O furto de água é qualificado como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa.